CRE aprova indicação de dois novos embaixadores

Da Redação | 13/12/2007, 15h36

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (13), pareceres favoráveis à mensagem presidencial indicando o diplomata Alexandre Rubem Milito Gueiros para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Jamaica e à mensagem escolhendo o diplomata Jorge Geraldo Kadri para o mesmo cargo junto à República de Guiné-Bissau. As mensagens seguem para a Mesa diretora a fim de serem incluídas na ordem do dia do Plenário.

Ao fazer sua exposição à comissão, Milito Gueiros disse que a Jamaica recebeu três milhões de turistas no ano passado, uma cifra que considera enorme, já que a população do país é de 2,75 milhões de habitantes. Trata-se de uma democracia parlamentarista, politicamente estável e com economia conservadora, lembrou o diplomata. As relações daquele país com o Brasil estão em pleno desenvolvimento e o comércio está em expansão, informou ainda.

Milito Gueiros disse que, apesar de ser um país pequeno, a Jamaica é muito atuante junto aos organismos internacionais. E informou que a Jamaica apóia a pretensão do Brasil de ter assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O diplomata disse que o Brasil tem, com a Jamaica, acordos de cooperação técnica de turismo e realiza uma cooperação ativa na área da agricultura tropical e na produção de açúcar e de álcool combustível, por meio de atividades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Informou, ainda, que a Jamaica é o terceiro país das Américas a decidir adicionar álcool combustível à gasolina por inspiração do Brasil.

Drogas

Em sua exposição, Jorge Geraldo Kadri lembrou que a Guiné-Bissau, país de língua portuguesa, é um dos mais pobres da África e enfrenta outras dificuldades, como instabilidade política e tráfico de drogas.

O diplomata informou também que a principal riqueza da Guiné-Bissau está na agricultura e na pesca, e um dos principais itens de exportação é o caju. Disse que o país dispõe ainda de riquezas minerais como bauxita, fosfato e petróleo. Seus maiores parceiros econômicos são África do Sul e Angola, bem como a União Européia. A China vem adquirindo importância crescente como parceiro econômico, disse.

O indicado para a embaixada afirmou haver campo para a cooperação do Brasil na construção de pequenas hidrelétricas e em fábricas de beneficiamento do caju.

Durante a reunião, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) afirmou que a China é, no momento, o maior parceiro da Guiné-Bissau, o que demonstra, na avaliação do parlamentar, que a África tem muitas oportunidades de bons negócios. Após a exposição do diplomata, Tuma manifestou sua preocupação em relação às informações sobre o tráfico de drogas naquele país.

Jorge Kadri informou que o tráfico de drogas instalou-se no país por causa da deterioração da situação política e econômica da Guiné-Bissau. Admitiu que a questão configura-se uma preocupação para a diplomacia brasileira, pois há informações de que cerca de 50% da droga que entra na Guiné-Bissau vem do Brasil.

Defesa

Ao abrir a reunião da CRE, o presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), manifestou seu desapontamento com o que classificou de desatenção do Ministério da Defesa em relação a pedidos de informações que encaminhou. Segundo lembrou o parlamentar, o ministério não respondeu à solicitação, encaminhada em 22 de agosto deste ano, pedindo esclarecimentos sobre o vôo da FAB que levou dois boxeadores, que desertaram durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, de volta a Cuba.

Heráclito apresentou, formalmente, um segundo pedido de informações ao Ministério da Defesa a respeito de um avião de nacionalidade venezuelana, apreendido em Buenos Aires com recursos financeiros ilegais, no dia 4 de agosto último, que teria feito um pouso de emergência em solo brasileiro.

O presidente da comissão explicou que o pedido havia sido feito apenas verbalmente. Porém, devido à relevância que o episódio tomou na imprensa, decidiu apresentar a solicitação por escrito, em nome da CRE, que aprovou o pedido de informações em reunião anterior. Heráclito fez um apelo ao ministro Nelson Jobim para que forneça respostas no menor tempo possível.

Na mesma reunião, ainda, a CRE aprovou projeto de decreto legislativo (PDS 214/07), que aprova acordo de cooperação regional no campo da educação para adultos que inclui o México e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: