Tião Viana diz que Senado tem orgulho de ter Theóphilo Ottoni entre seus membros

Da Redação | 29/11/2007, 15h29

Na homenagem prestada ao político mineiro Theóphilo Ottoni em virtude do bicentenário de seu nascimento, nesta quinta-feira (29), o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), afirmou que a instituição se orgulha por abrigar, ao longo de quase dois séculos de existência, personalidades do porte do liberal que desafiou com armas e idéias os resquícios do absolutismo monárquico que sobreviviam no contexto de constituição do Brasil independente.

Theóphilo Ottoni, que faleceu em 1867, finalizou uma longa vida marcada por intensa atuação pública e pelo empreendedorismo como senador. 

- Ao homenageá-lo, o Senado também celebra uma trajetória de bons serviços prestados ao Brasil. Ao enaltecer os muitos méritos de alguém como Theóphilo Ottoni, nossa instituição também quer dizer aos brasileiros, sobretudo aos mais jovens, que temos em quem nos espelhar quando o que se quer é a construção de uma pátria livre, soberana, democrática e justa - disse Tião, que reiterou a intenção de instituir o Prêmio Senado Federal de História do Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: