Congresso realiza sessão para marcar o Dia pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Da Redação | 22/11/2007, 19h15

O Congresso Nacional realiza na próxima quarta-feira (28), às 10h,no Plenário da Câmara dos Deputados, sessão especial conjunta para marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro. A data, definida no 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, no ano de 1981, em Bogotá, na Colômbia, é uma homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), que foram assassinadas durante ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana.

A data comemorativa faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que inclui outras três celebrações: o Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro); o dia 6 de dezembro, que registra o massacre de 14 estudantes que foram assassinadas, em 1989, em Montreal, no Canadá, por um homem que dizia que as mulheres eram responsáveis pelos fracassos dos homens; e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

O objetivo da campanha é envolver o governo e a sociedade na busca de soluções para a questão da violência de gênero, enfatizando o fortalecimento da auto-estima da mulher e seu empoderamento como condições básicas para se libertar dessa situação. Internacionalmente, a campanha é realizada desde 1991, em 135 países, e coordenada pelo Center for Women's Global Leadership.

No Brasil, a campanha começa mais cedo, em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para dar visibilidade a dupla violência sofrida pelas mulheres negras: racismo e sexismo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: