Tião Viana recebe prefeitos do sul do Pará que querem criar o estado do Carajás

Da Redação | 13/11/2007, 20h08

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC) recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (13), uma comitiva de prefeitos paraenses que vieram solicitar a inclusão na ordem do dia do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 52/2007, de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que dispõe sobre a realização de plebiscitos para a criação do estado do Carajás no sul e sudeste do Pará. A matéria, aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), encontra-se na Mesa aguardando inclusão na pauta de votações.

Durante a reunião, na qual estiveram presentes Leomar Quintanilha e o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), Tião Viana manifestou-se favoravelmente à criação do novo estado, lembrando o problema da falta de assistência a vilas e distritos na região amazônica situados a centenas de quilômetros das sedes de seus municípios.

Em entrevista à imprensa, Leomar Quintanilha considerou fundamental a redivisão territorial do país.

- A redivisão territorial do país é inadiável e oportuna. E falo isso com a condição de quem participou efetivamente da redivisão territorial do estado de Goiás. Um sucesso absoluto para a área remanescente e para a nova criada. Estou seguro de que a redivisão territorial do Pará só trará benefícios incontestes, imensuráveis, para a nova região emancipada e para a remanescente - disse Leomar Quintanilha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: