Mão Santa defende ZPE em Parnaíba
Da Redação | 09/11/2007, 13h20
Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (9), o senador Mão Santa (PMDB-PI) defendeu a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Parnaíba (PI). Mão Santa apelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que siga o projeto original da ZPE no município, elaborado em 1988 durante o governo Sarney mas nunca executado, segundo o senador, por força do lobby do setor industrial do Sudeste.
A transformação da China na grande potência industrial de hoje, segundo Mão Santa, começou com a criação de ZPEs na década de 80. Em 1988, oentão presidente Sarney viajou à China e decidiu criar ZPEs nas regiões mais pobres para diminuir as desigualdades regionais. O desenvolvimento tecnológico e a criação de empregos são outros objetivos da ZPEs.
- A criação das ZPEs foi um ato de genialidade do governo Sarney, foi um momento de inspiração extraordinária - disse Mão Santa.
Durante o discurso, Mão Santa também criticou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e o governo Lula. Ele lembrou que a CPMF foi criada como um "balão de oxigênio" para atender a uma situação de emergência na saúde, mas foi desviada para outros setores. O senador falou sobre a situação precária em que se encontram os hospitais públicos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: