Seminário aborda fontes alternativas de energia

Da Redação | 08/11/2007, 19h18

O Seminário Consumo e Produção Sustentável de Energia Elétrica no Brasil, promovido pela Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas nesta quinta-feira (8), debateu formas alternativas de geração de energia no Brasil, por meio de fontes como a energia solar, a biomassa de cana-de-açúcar e a energia eólica. Também foram discutidas maneiras de aumentar a eficiência da malha energética nacional.

Carlos Silvestrin, vice-presidente executivo da Associação Paulista de Co-Geração de Energia, falou sobre a utilização da biomassa de cana-de-açúcar, gerada pela queima do bagaço da cana. Segundo ele, essa fonte de energia pode atuar de maneira complementar a outras fontes no país.

- É uma energia de mercado, não é uma energia alternativa - disse Carlos, que trouxe números que mostram que a participação atual da bioeletricidade na matriz energética do país é de 3% do total.

O chefe do departamento de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Eduardo Bandeira Mello, que participou do painel Eficiência Energética, apresentou o Programa de Apoio a Projetos de Eficiência Energética que, segundo ele, vai financiar ações que contribuam para a economia de energia, por meio da utilização de tecnologias mais eficientes. Outra participante do painel, Maria Cecília Amaral, diretora executiva da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), citou o trabalho realizado por empresas que apresentam projetos para uso racional de energia. Ela ainda afirmou que o BNDES precisa oferecer mais linhas de financiamento para projetos deste tipo no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: