Mão Santa diz que "aloprados" pressionam pelo terceiro mandato
Da Redação | 05/11/2007, 17h17
O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou, nesta segunda-feira (5), que a idéia de conceder ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a possibilidade de disputar um terceiro mandato é obra dos "aloprados" do PT, membros do partido que, segundo o parlamentar, ocuparam os cerca de 25 mil cargos criados no atual governo. O senador frisou que a alternância do poder é "a maior riqueza da democracia"
- O presidente precisa fugir desses aloprados. O perigo é iminente. Essa gente toda está pressionando pelo terceiro mandato - disse.
A proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a reeleição consecutiva para cargos majoritários e que, se levada adiante, pode abrir uma brecha para um eventual terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi trazida à tona na Câmara pelos deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Carlos Willian (PTC-MG). A PEC foi aprovada pela CCJ da Câmara em 2000 e desarquivada em abril desse ano.
Mão Santa afirmou que Lula deveria se inspirar em Getúlio Vargas, que criou o Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp) e introduziu na administração critérios para nomeação de servidores.
- Ele não teve esse cuidado. Esse governo tem 40 ministros. É gente demais! Se o brasileiro souber o nome de cinco deles, entrego meu mandato - desafiou.
O senador também voltou a criticar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 89/2007) que prorroga até 2011 a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: