Cristovam faz alerta sobre falta de qualificação no mercado de trabalho
Da Redação | 31/10/2007, 20h28
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) se dirigiu a 750 mil brasileiros que, segundo reportagem do jornal O Globo, continuaram desempregados mesmo se apresentando a vagas anunciadas por uma agência de emprego. As vagas continuaram abertas, lamentou Cristovam, porque os candidatos não tinham qualificação para ocupá-las.
- Está na hora de fazer o casamento entre os que querem emprego e os que querem empregar, e quem faz esse casamento é a escola -, alertou.
Segundo sustentou, não dá para esses brasileiros reclamarem da agência de emprego, mas daquele que os privaram de uma formação adequada, ou seja, o poder público. Se o país não se mobilizar e os pais não lutarem por uma educação de qualidade, Cristovam acredita que não haverá mudança nesse quadro onde falta mão-de-obra preparada e sobram vagas qualificadas.
A matéria de O Globo atesta ainda, acrescentou o senador, que a carência de profissionais qualificados tem barrado investimentos no setor produtivo, o que acaba freando o crescimento econômico do país. Na sua opinião, mais grave que o "apagão" no setor de infra-estrutura é o "apagão" de qualificação profissional.
- É por isso que eu digo aos pais: não se acomodem, briguem para que não aconteça isso com os filhos de vocês - apelou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: