Senadores comemoram os 100 anos de criação de Anápolis (GO)

Da Redação | 25/10/2007, 12h09

Em sessão especial de homenagem aos 100 anos de criação do município de Anápolis (GO), o senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) defenderam a instalação na cidade de uma Zona de Processamento de Exportação. Perillo, que é o primeiro subscritor do requerimento de realização da sessão, argumentou que Anápolis situa-se próxima a centros consumidores do Centro-Oeste, como Brasília, e do Sudeste, como São Paulo.

Ex-governador de Goiás, tendo recebido 90% dos votos dos eleitores de Anápolis na sua eleição ao Senado, Marconi Perillo argumentou que um exemplo da vocação industrial dessa cidade é o pólo farmacoquímico e o Laboratório Teuto Brasileiro.

- O Teuto transformou-se no primeiro laboratório nacional a exportar medicamentos genéricos para a América Latina e já está fechando contratos também nos continentes africano e asiático - informou Marconi Perillo.

Lúcia Vânia disse que a cidade abriga mais de 15 indústrias do ramo, que geram cerca de 5 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. Da mesma forma que Perillo, Lúcia Vânia lembrou que Anápolis sedia uma das principais bases da Força Aérea Brasileira, destacamento responsável pela guarda do espaço aéreo brasileiro, e o núcleo central do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).

A senadora informou ainda que Anápolis possui um sistema de abastecimento de água tratada que supre as necessidades de 95% da população. O esgoto sanitário do município, disse também, atende a 53% da população. Com mais de 300 mil habitantes, a cidade sedia 760 estabelecimentos industriais e cerca de 2.500 comerciais, informou Lúcia Vânia.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) também participou da homenagem a Anápolis e defendeu a criação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal de Goiás instalado na cidade, o que também já havia sido defendido anteriormente por Perillo. Demóstenes disse que gostaria de, como Perillo, ter tomado a iniciativa de propor a homenagem à cidade.

Participaram ainda da sessão o secretário da Indústria e Comércio do estado de Goiás, Ridoval Darci Chareloto, representando o governador do Estado; o prefeito de Anápolis, Pedro Fernando Sahiúm; o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Luiz Antônio Arantes, e a conselheira do Tribunal de Contas do estado Carla Santillo, entre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: