Começa reunião da CAS para votar projetos sobre recursos da saúde

Da Redação | 24/10/2007, 11h48

Começou reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para analisar pauta de 11 itens, entre os quais projeto (PLS 121/07) complementar, do senador Tião Viana (PT-AC),que tem por objetivo regulamentar os parágrafos2º e 3º do art 198 da Constituição, que determina os percentuais mínimos da arrecadação a serem aplicados pelas três esferas de governo em ações e serviços públicos de saúde.

Segundo o senador, apesar de os gastos estarem previstos na Constituição, somente 14 estados aplicaram no ano de 2004, em ações e serviços públicos de saúde, montante igual ou superior ao mínimo exigido. Quanto aos municípios, apenas 61,2% respeitaram o dispositivo.

Para evitar essa desobediência e a adoção de critérios diferenciados pelos gestores na contabilização dos gastos, o projeto fixa formas de rateio dos recursos de transferências para a saúde e normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com o setor nas três esferas de governo.

A proposição especifica o que deve ser considerado despesa com ações e serviços públicos de saúde, de modo a evitar que atividades estranhas sejam contabilizadas apenas para cumprir o percentual constitucional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: