Serys afirma que Che Guevara simboliza a luta pela igualdade e liberdade
Da Redação | 23/10/2007, 14h07
A senadora Serys Slhessarenko(PT-MT) também compareceu à sessão de homenagem a Che Guevara, mas, por ter de participar de reunião de comissão, entregou à Mesa pronunciamento sobre a "figura mundial quetraduz todo o significado da luta pela igualdade e liberdade".
"Ernesto disse, pela primeira vez, para um pequeno grupo de Peruanos, que a divisão da América em nacionalidades incertase ilusórias era totalmente fictícia; queconstituímos uma única raça mestiça do México até o Estreitode Magalhães", diz o texto da senadora.
Serys destaca ainda que, na primeira viagem de moto que Che fez pela América Latina, o líder revolucionáriotomou consciência da miséria em que vivia a maior parte da população dos países da América do Sul e Central e decidiu que deveria lutar pela mudança desse estado de coisas. "No México, em 1954, conheceu e se juntou aos irmãos cubanos Fidel e Raul Castro, que estavam organizando um grupo guerrilheiro para derrubar o governo ditatorial de Cuba. E é esse ponto que eu gostaria que todos pensassem nesse dia de homenagem a Guevara", escreveu a senadora.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: