Mão Santa comemora Dia do Piauí
Da Redação | 19/10/2007, 14h15
O Dia do Piauí foi tema do pronunciamento que o senador Mão Santa (PMDB-PI) fez em Plenário nesta sexta-feira (19). A data comemora a adesão do Piauí ao processo de independência - que, apesar de ter sido proclamada em 7 de setembro de 1822, não ocorreu simultaneamente em todo o Brasil, pois a Coroa portuguesa ainda tentou manter seu domínio sobre a parte norte do país. O dia de 19 de outubro de 1822 marca o momento em que a cidade piauiense de Parnaíba declara sua adesão à Independência.
- Nós temos de celebrar essa data - afirmou o senador, que já foi prefeito desse município.
Mão Santa lembrou ainda que aqueles acontecimentos levaram à Batalha do Jenipapo, em 13 de março de 1823, no local onde está hoje o município de Campo Maior. De acordo com o senador, nessa ocasião, piauienses, maranhenses e cearenses combateram o exército comandado por João José da Cunha Fidié, o qual representava a Coroa portuguesa na região. Os insurgentes acabaram sendo derrotados - e muitos deles mortos -, mas atribui-se a essa batalha o enfraquecimento das tropas de Fidié.
- Ele venceu, mas não teve condições de voltar para o Palácio do Governo em Oeiras, então capital da província - disse Mão Santa, referindo-se ao fato de que, após a Batalha do Jenipapo, Fidié teve de fugir, inclusive porque Oeiras havia aderido à Independência durante sua ausência.
Por meio de apartes, os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) apoiaram o discurso de Mão Santa.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: