Senadores querem debater demissão de dirigentes sindicais
Da Redação | 18/10/2007, 12h58
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) vai debater em audiência pública questões relacionadas à demissão de dirigentes sindicais. Requerimento com esse objetivo, assinado pelo presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado na reunião desta quinta-feira (18).
Segundo o requerimento, serão convidados para a audiência representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Secretaria de Recursos Humanos da Presidência da República, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Ministério do Trabalho e Emprego.
Ao justificar sua proposição, Paim afirmou que a ação organizada dos trabalhadores, por meio de seus sindicatos, é um exercício de direito trabalhista. Apesar disso, alerta Paim, está tornando-se prática rotineira a demissão arbitrária dos dirigentes sindicais como meio, segundo avalia o senador, de coibir as ações organizadas dos trabalhadores.
"Tais fatos têm sido vistos pela OIT como ato anti-sindical e, portanto, ato de repressão ao trabalhador", diz ainda o senador na justificativa. Os fatos foram denunciados, segundo Paim, pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: