Tião Viana apóia ingresso da Venezuela no Mercosul
Da Redação | 16/10/2007, 20h37
Ao receber delegação da Câmara Venezuelano-Brasileira de Comércio, nesta terça-feira (16), o presidente interino do Senado, Tião Viana, registrou seu total apoio ao ingresso da Venezuela no Mercosul. O parlamentar não acredita que o Senado irá criar "dificuldades intransponíveis" à iniciativa, pois teria consciência da importância dessa integração.
Na sua avaliação, a adesão da Venezuela ao Mercosul deverá dinamizar o bloco, tendo em vista o peso econômico do país, sustentado, sobretudo, pelas grandes reservas petrolíferas (produção de 75,27 bilhões de barris, a 7ª mundial). Meses atrás, Tião Viana havia condenado o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por críticas feitas ao Senado brasileiro. Mas, resolveu reconsiderar depois que Chávez acusou a imprensa de ter deturpado suas palavras sobre o Parlamento brasileiro, pelo qual teria, na verdade, reiterado seu respeito.
Além do presidente da Câmara Venezuelano-Brasileira de Comércio, José Francisco F. Marcondes Neto, os deputados Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Dr. Rosinha (PT-PR) participaram da visita. Na ocasião, Tião Viana recebeu o documento "Manifesto de Manaus", no qual os governadores de Rondônia, Ivo Cassol, e de Roraima, Ottomar de Sousa Pinto, e mais 57 entidades das regiões Norte e Nordeste expressam seu apoio à integração da Venezuela no Mercosul.
Foi entregue ainda a Tião Viana o resultado do estudo Venezuela no Mercosul - A Integração Positiva, que ouviu, entre 13 de julho e 13 de setembro passado, representantes de 527 empresas responsáveis por 86,45% das trocas comerciais entre Brasil e Venezuela em 2006. A pesquisa revelou que 76,53% das empresas consultadas se mostraram favoráveis à adesão da Venezuela ao Mercosul.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: