Valdir Raupp defende valorização do professor

Da Redação | 15/10/2007, 17h37

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que a valorização do magistério é essencial para o desenvolvimento da educação no país. Lembrou que o futuro do país depende em grande parte do que estão hoje fazendo os professores.

Raupp disse que a educação e os educadores são tratados "com enorme descaso" no Brasil. A prova disso, afirmou é "a desvalorização do professor, o pagamento de salários indignos e condições de trabalho inadequadas", além de uma formação aquém do ideal para os docentes.

O senador, no entanto, ressalvou que a educação melhorou muito nos últimos anos, principalmente depois da instituição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

- Não podemos fazer em dez anos o que não foi feito em cem - afirmou o senador, acrescentando que "pelas mãos dos professores passam nossas crianças e jovens".

Raupp homenageou os professores e professoras do Brasil, em especial os de Rondônia, "que muitas vezes lutam apenas armados de seu idealismo, contra enormes dificuldades e, às vezes, até perigos".

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que todos os candidatos a Presidência nos Estados Unidos estão prometendo aumentar os anos de estudos, que naquele país atingem 18 anos em média, enquanto a média brasileira não passa de cinco.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: