Paim elogia lançamento de livro sobre pessoas com deficiência

Da Redação | 11/10/2007, 17h23

Ao discursar nesta quinta-feira (11) em Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o lançamento do livro Heroísmo sem Limites, que apresenta histórias de brasileiros com deficiência. O livro foi publicado pelo Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD).

- Nas páginas do livro, podemos conhecer um pouco mais sobre a história de pessoas como nós. Afinal, todos temos limitações. Umas maiores, outras menores, mas todos temos. Como costumo dizer, a deficiência está no coração daqueles que discriminam. São eles que sofrem de deficiência - disse Paim.

Legislação Participativa

Paim comemorou também a realização, na manhã desta quinta-feira, de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), da qual participaram cerca de 40 crianças e adolescentes do ensino médio e fundamental de quatro escolas de cidades-satélites do Distrito Federal.

O senador disse que as crianças apresentaram propostas de projeto de lei, referentes a problemas que elas percebem no cotidiano, como a violência dentro e fora das escolas. Paim informou ter indicado o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) como relator das propostas das crianças.

Paim lamentou apenas que a TV Senado não tenha oferecido a tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) durante a transmissão da audiência pública em homenagem às crianças.

- Como não havia linguagem de sinais, as crianças surdas que ligaram para o meu gabinete ficaram olhando, mas não entendiam nada! Então, faço um apelo muito carinhoso e respeitoso à nossa querida TV Senado, dizendo que é fundamental que a linguagem de sinais esteja sempre acompanhando cada momento do Congresso Nacional, mostrando a nossa sensibilidade e o nosso respeito a 27 milhões de pessoas que têm algum tipo de deficiência - disse Paim.

Universidades estaduais

Paim também chamou atenção para a necessidade de mais investimentos públicos nas universidades estaduais brasileiras. Para o senador, o próprio governo federal deveria destinar recursos para as instituições de ensino superior estaduais. Ele ressaltou ainda a necessidade de disseminação de escolas técnicas por todo o Brasil. Em aparte, o senador Magno Malta (PR-ES) apoiou Paim na idéia de que toda cidade brasileira deveria possuir sua própria escola técnica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: