Edison Lobão homenageia servidor e pede reconhecimento à categoria
Da Redação | 11/10/2007, 17h44
O senador Edison Lobão (PMDB-MA) prestou homenagem ao servidor público em pronunciamento nesta quinta-feira (11), sustentando a necessidade do reconhecimento da categoria que, conforme afirmou, vem sendo culpada pelas mazelas do país, "embora sua maioria esmagadora tenha mostrado sua capacidade e competência".
Antecipando o Dia do Servidor, que transcorre em 28 de outubro, Lobão exaltou o funcionalismo, ressaltando conquistas alcançadas no governo Getúlio Vargas até a Constituição de 1988, quando foi estabelecida a obrigatoriedade do concurso público para ingresso na carreira. Além disso, citou a Lei 8.112, de 1990, que instituiu o Regime Jurídico Único; e a regulamentação das carreiras de Estado.
O senador recordou a história do funcionalismo público no Brasil, desde a chegada de Pero Vaz de Caminha - servidor do Império que relatou a viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil ao rei dom Manuel - passando por grandes nomes da literatura e da política que foram funcionários públicos. Entre eles, citou os escritores Machado de Assis, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade, além de Juscelino Kubitschek.
- Devemos então, deixar claro no dia do servidor, que respeitamos sua atuação, suas atividades e sua participação no bom desempenho do Estado - finalizou o parlamentar pelo Maranhão.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: