Mário Couto critica volume da carga tributária e CPMF

Da Redação | 10/10/2007, 17h09

Em pronunciamento nesta quarta-feira (10), o senador Mário Couto (PSDB-PA) condenou o volume da atual carga tributária e a proposta de prorrogação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), que já foi aprovada pela Câmara e em breve será examinada pelo Senado.

- A cobrança de impostos nesse país é insuportável. Ela é tão excessiva e estúpida que a população está esperando por nós, aqui do Senado, estancar essa cobrança insuportável sobre a sociedade brasileira - disse Mário Couto, criticando os deputados que votaram a favor da continuidade da cobrança da CPMF.

Mário Couto afirmou que o atual volume de impostos é prejudicial ao país. Em 2002, lembrou, a carga tributária representava 31,86% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, contra 34,23% em 2006.

- Daqui a quatro anos chegaremos à metade do PIB. A nação não está produzindo, só está tirando do bolso do brasileiro - afirmou.

O senador lamentou ainda que a corrupção cause um prejuízo de US$ 3,5 bilhões ao país, citando dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: