Quintanilha pode divulgar nome de relator da terceira representação contra Renan ainda nesta terça

Da Redação | 09/10/2007, 14h21

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), pode divulgar ainda nesta terça-feira (9) o nome do relatordo processo que investiga denúncias de que o presidente do Senado, Renan Calheiros, teria comprado, em parceria com o usineiro João Lyra, mas por meio de laranjas e sem declarar à Receita Federal, duas emissoras de rádio e um jornal em Alagoas.

Em entrevista à imprensa no início da tarde desta terça, Quintanilha afirmou que aguarda a resposta a dois convites formulados a senadores para relatarem a representação protocolada pelo DEM e pelo PSDB. Mas, caso nenhum dos dois parlamentares aceite o convite, o senador pelo Tocantins informou que vai designar um membro do conselho para a tarefa, "independentemente da resposta".

- Vou designar alguém e, caso não aceite, que responda pela recusa - afirmou Quintanilha, ao referir-se ao processo que está parado no conselho desde o dia 17 de agosto, à espera de um relator.

O presidente do colegiado lembrou ainda que espera um relatório preliminar sobre o caso em 30 dias a contar da designação do relator.

Quanto à nova representação que deverá ser protocolada nesta terça contra Renan para apurar denúncias de seu envolvimento em esquema de espionagem para vigiar os senadores da oposição Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO), Quintanilha informou que é importante que Renan esclareça o caso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: