Quintanilha anuncia nesta quarta relator da terceira representação
Da Redação | 09/10/2007, 22h04
Até as 11h desta quarta-feira (10), o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), vai anunciar o nome do relator da representação aberta pelo PSDB e pelo DEM para investigar a suposta utilização de "laranjas", pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na compra de um jornal e duas emissoras de rádio em Alagoas.
Essa é a terceira de cinco representações apresentadas contra Renan. A quinta foi protocolada na tarde desta terça-feira (9) na Mesa Diretora do Senado, também pelo PSDB e pelo DEM, e trata da denúncia de que um assessor do gabinete de Renan, Francisco Escórcio, teria tentado espionar os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO).
- Já fiz o convite e tudo indica que o convidado vai aceitar, mas ele me pediu que fizesse o anúncio só amanhã [quarta] - disse Quintanilha.
Sobre a possibilidade de o escolhido ser o senador Jefferson Péres (PDT-AM), apontado nesta quarta como o provável relator, Quintanilha limitou-se a dizer que não descartava o nome. O presidente do conselho adiantou que chegou ao nome seguindo sua própria orientação, mas afirmou que atendeu aos apelos dos líderes partidários "por um nome que levasse ao entendimento".
Sobre o cronograma de trabalho exigido pelo líder do DEM, senador José Agripino (RN), Quintanilha respondeu que essa é uma atribuição de cada relator, mas acredita que cada um deles apresentará sua proposta para aprovação pelo colegiado do conselho.
Renan foi absolvido pelo Plenário do Senado das acusações contidas na primeira representação [caso Mônica Veloso]. A segunda representação, relatada pelo senador João Pedro (PT-AM), trata de suposto tráfico de influência em benefício da cervejaria Schincariol e a quarta, relatada pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE), de um suposto fundo para arrecadação de recursos em ministérios controlados pelo PMDB.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: