Osmar quer ajuda da União para universidades estaduais

Da Redação | 09/10/2007, 16h43

O senador Osmar Dias (PDT-PR), em pronunciamento nesta terça-feira (9), pediu a aprovação de projeto de sua autoria que autoriza o governo federal a destinar recursos da União para financiar as universidades estaduais. Ao justificar sua proposta, o parlamentar disse que a rede pública de universidades estaduais do Paraná encontra-se em estado de pré-abandono, sendo obrigada a recorrer ao governo federal no intuito de conseguir recursos do orçamento da União para manter suas atividades.

- O fato acontece também com outras universidades estaduais - frisou Osmar Dias.

O senador lembrou, a propósito, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou projeto de criação de mais dez universidades federais no país. No seu entendimento, essa proposta deveria ser revista para incluir a obrigação de o governo federal destinar recursos para ampliar as universidades estaduais e melhorar a qualidade do ensino nestas instituições.

- No caso do Paraná, a despesa do estado com as universidades estaduais, criadas nos anos sessenta pelo ex-governador Paulo Pimentel, é da ordem de 600 milhões de reais ao ano, um gasto de custeio oneroso. Se Lula quer criar universidades federais, é melhor ampliar e melhorar a qualidade das estaduais já existentes, o que daria para atender em parte a demanda de três milhões de estudantes que concluem o ensino médio a cada ano - sustentou.

Osmar Dias finalizou seu discurso anunciando que destinará R$ 2 milhões das emendas orçamentárias a que tem direito para salvar o curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no seu estado.

- Quero evitar que essa e outras universidades estaduais venham a Brasília de pires na mão - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: