Senado é elogiado por escolas na 11ª Feira Panamazônica do Livro
Da Redação | 05/10/2007, 17h15
O Senado Federal, que participa da 11ª Feira Panamazônica do Livro, em Belém, foi elogiado por professores e alunos de escolas públicas e privadas por disponibilizar documentos históricos referentes ao país e à região amazônica. Os documentos estão sendo utilizados como fonte de informação para a realização de trabalhos escolares e o estande do Senado, por isso, é muito visitado por alunos que fazem questão de anotar em seus cadernos dados sobre os vários presidentes da República e aspectos relacionados ao desenvolvimento do Pará.
Estão sendo expostos no evento o projeto de lei da Câmara, de 1951, que dispõe sobre o Plano de Valorização Econômica da Amazônia; projeto de lei igualmente da Câmaraque dispõe sobre isenção de direitos e taxas de material importado para o término da Basílica de Nazaré, na cidade de Belém; projeto de lei do Senado, de 1905, que incorpora ao estado do Amazonas o território adquirido pelo Brasil, por força do Tratado de Petropólis; mensagem da Presidência da República submetendo ao Senado a nomeação de Joaquim Nabuco como enviado extraordinário e ministro plenipotenciário em missão especial junto ao Reino Unido para missão relativa aos limites do Brasil com a Guiana Inglesa. Também integram a mostra documentos históricos já nacionalmente conhecidos, como a Lei Áurea, a carta renuncia de Jânio da Presidência da República e diploma e termo de posse do presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Segundo Maurício Francisco da Paz, diretor da Subsecretaria de Arquivo, o Senado tem objetivo didático e institucional ao realizar estas exposições. Quanto ao aspecto didático, a exposição auxilia pedagogicamente os professores, pois eles podem receber os arquivos em formato PDF por e-mail (arquivo@senado.gov.br) e ministrar aula mostrando cópia fiel de cada documento. Em relação à dimensão institucional, com sua iniciativa o Senado contribui para dignificar e exaltar a cidadania a partir do resgate da história do povo brasileiro.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: