Suplicy comenta notícia sobre proposta de renda mínima na Espanha
Da Redação | 03/10/2007, 16h57
Reportagem publicada nesta quarta-feira (3) pelo jornal El Pais, sobre a proposta de dois partidos políticos de esquerda para a criação de uma renda cidadã na Espanha, foi alvo de comentário do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que destacou a importância da tentativa derrotada no Congresso daquele país.
A renda cidadã espanhola, de acordo com Suplicy, não distinguiria ricos de pobres e seria recebida por crianças (5 mil euros anuais), adultos e idosos (10 mil euros anuais), ao custo de 310 milhões de euros por ano.
Suplicy explicou que a proposta foi apresentada pelos partidos Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) e Izquierda Unida-Iniciativa per Catalunya Verds (IU-ICV), mas foi rechaçada por todos os outros partidos, inclusive o Partido Operário, sendo tachada de reacionária, inviável, não solidária e até diabólica. "Mas, isso que propõem, o que é? A criação do direito a não trabalhar, subvencionado pelos que trabalham?", teria questionado o parlamentar Emilio Olabarria (PNV), segundo Suplicy.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: