Renato Casagrande ressalta importância do afastamento preventivo para imagem do Senado
Da Redação | 03/10/2007, 18h57
Em discurso nesta quarta-feira (3), o senador Renato Casagrande (PSB-ES) considerou de fundamental importância para a reputação do Senado a aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do substitutivo do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ao projeto que determina o afastamento preventivo do senador ocupante de cargo de corregedor da Casa, membro da Mesa, do conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra o qual for oferecida representação.
Para Renato Casagrande, depois de aprovado pelo Plenário, o projeto mostrará o Senado ao Brasil "em nova fotografia, que será comparada depois com a de antes, quando o senador Renan Calheiros sofreu representações no Conselho de Ética".
O senador ressaltou ainda que o presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), acertou ao voltar atrás e separar as relatorias da terceira e da quarta representação contra Renan no Conselho, quando já havia indicado Almeida Lima (PMDB-SE) como o único relator para as dois processos. O outro relator ainda será anunciado por Quintanilha.
- Relatores com relação política exposta são prejudiciais ao equilíbrio do conselho - disse Renato Casagrande, anunciando que Quintanilha prevê a votação das representações em, no máximo, 30 dias, impossibilitando que a matéria seja prorrogada para 2008.
Em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) aplaudiu a decisãodo presidente do conselho à qual se referiu Renato Casagrande.
- O Senado não agüenta carregar mais um defunto nas costas para o ano que vem. Vamos retirar todos os esqueletos do armário - disse Camata.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: