Agripino comemora instalação da CPI das ONGs e cobra segundo relator de representação contra Renan

Da Redação | 03/10/2007, 19h23

O líder do democratas, José Agripino (RN), comemorou em Plenário a instalação, nesta quarta-feira (3), da Comissão Parlamentar de Inquérito das ONGs, em cumprimento a acordo fechado na terça-feira (2) entre os líderes partidários. Ele também cobrou do presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) a indicação do segundo relator de uma das duas representações em curso no conselho contra o senador Renan Calheiros.

O senador Almeida Lima (PMDB-SE) havia sido indicado por Quintanilha para atuar como relator da terceira e da quarta representação contra Renan, fato que gerou grande polêmica na reunião última reunião do conselho, uma vez que Almeida Lima é aliado de Renan.

Agripino manifestou ainda o desejo de que o substitutivo aprovado nesta quarta-feira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao projeto que estabelece o afastamento automático de cargos na Casa de parlamentar contra quem for aberto processo por quebra de decoro parlamentar seja analisado em conjunto com projeto de resolução que institui o regimento interno do Conselho de Ética.

- Muitos duvidavam que matéria desse teor fosse aprovada. Foi aprovada sim - afirmou o parlamentar, que não negou a relação existenteentre o projeto aprovado na CCJ e a situação atual do presidente da Casa, Renan Calheiros, que enfrenta processos no Conselho de Ética.

Agripino assinalou também o compromisso da relatora do projeto de criação do regimento do conselho, senadora Lúcia Vânia (DEM-GO), de apresentar no prazo mais curto possível seu parecer.

Mercosul

O líder do Democratas apresentou ainda requerimento à Mesa pedindo esclarecimentos ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, sobre a situação da Venezuela em relação a seu ingresso no Mercosul na qualidade de país membro. Para o parlamentar, há uma série de exigências não cumpridas por aquele país que justificam sua não entrada no bloco até o momento.

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) fez um apelo ao senador Leomar Quintanilha para que faça ainda nesta quarta a indicação do segundo relator da representação contra Renan para garantir a ordem dos trabalhos no Conselho de Ética.

O senador Mário Couto (PSDB-PA) parabenizou o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da CPI das ONGs, por sua persistência para que a comissão fosse instalada.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) questionou Agripino sobre sua manifestação a respeito da Venezuela, ponderando que o governante passa, mas as relações com o Estado são permanentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: