Suplicy defende a inclusão de casas de taipa em programas habitacionais

Da Redação | 02/10/2007, 18h22

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encaminhará ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, e à secretária Nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães, artigo da escritora Ana Miranda e publicações dos arquitetos Sylvio Barros Sawaya e Cydno da Silveira sobre as qualidades da casa de taipa. Suplicy quer que os governos federal, estaduais e municipais estimulem as construções de taipa através de seus planos habitacionais.

Algumas das vantagens das casas de taipa enumeradas pelo senador foram a economicidade, facilidade de acesso aos materiais de construção, racionalidade, tradição advinda da cultura indígena, simplicidade e beleza. Suplicy observou que alguns dos maiores arquitetos brasileiros, como Lúcio Costa, desde 1930 têm defendido a "técnica barata, a simplificação respeitável e digna das casas de taipa".

- Na taipa não há desperdício de material nem agressão ecológica, a madeira usada nas estruturas é em quantidade cinco vezes menor do que a necessária na queima de tijolos para uma parede das mesmas dimensões - destaca trecho do artigo "Um amor, uma cabana", de Ana Miranda, publicado na revista Caros Amigos, em 1997, e lido em Plenário por Suplicy.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: