Serys condena violência, abandono e discriminação contra idosos

Da Redação | 02/10/2007, 12h42

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse que ainda há violência e discriminação contra os idosos, inclusive praticadas por membros das próprias famílias. Ela condenou o abandono de idosos em instituições e pediu que crianças e jovens aproveitem a experiência de vida de seus familiares mais velhos. As observações da senadora foram feitas na sessão solene destinada a comemorar o Dia Internacional do Idoso, realizada pelo Congresso Nacional nesta terça-feira (2). A data é celebrada no dia 1º de outubro.

- Os idosos são homens e mulheres que contribuíram e continuam a contribuir muito com este país, sendo os verdadeiros responsáveis pelo seu desenvolvimento e crescimento, verdadeiros atores da construção de nossa democracia - afirmou.

A representante de Mato Grosso disse que o Estatuto do Idoso foi um marco no combate à discriminação dessa população, mas observou que o país ainda precisa aprimorar suas políticas públicas para assegurar melhores condições no atendimento médico para os mais velhos.

- Ainda não há programas suficientes nesse setor e o governo está alerta para criar novas políticas públicas e enfrentar essa realidade - disse Serys, ao comentar as informações de que o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de idosos nos próximos 20 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: