Parlamentares comemoram Dia Internacional do Idoso

Da Redação | 01/10/2007, 13h10

O Congresso Nacional realiza nesta terça-feira (2), no Plenário do Senado, a partir das 11h, sessão solene comemorativa do Dia Internacional do Idoso (1º). A homenagem foi proposta pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e pela deputada Rebecca Garcia (PP-AM).

Na justificativa, o senador e a deputada registram que. segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na História haverá mais idosos do que crianças no planeta.

"O Brasil, que já foi celebrado como a Nação dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o país será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas", afirmam os parlamentares no texto.

Na opinião de Arthur Virgilio, esses dados servem de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade. O senador lembra que ainda há muita desinformação, preconceito e desrespeito em relação aos idosos, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento.

A perda de contato com o mercado de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde, são os principais problemas enfrentados pelas pessoas na terceira idade, informam os parlamentares na justificativa.

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), aprovado pelo Congresso Nacional, é importante instrumento de defesa das pessoas da terceira idade. Mesmo assim, a luta pela garantia dos direitos do idoso continua uma prioridade, ressaltam os parlamentares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: