Mário Couto vai propor CPI para apurar irregularidades no DNIT

Da Redação | 01/10/2007, 17h39

O senador Mário Couto (PSDB-PA) comunicou em Plenário, nesta segunda-feira (1º), que vai apresentar requerimento pedindo a instalação de comissão parlamentar de inquérito para investigar denúncias de irregularidades no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Ele informou que o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), apóia a instalação da CPI.

Mário Couto ressaltou que nos relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) o DNIT lidera a lista dos órgãos públicos que mais apresentam irregularidades em suas contas. O senador disse que das 77 obras nas quais o TCU apontou irregularidades, em seu último relatório, 22 foram realizadas pelo DNIT.

O senador acrescentou que o indicado para a direção-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, que poderá ter seu nome aprovado pelo Plenário, nesta terça-feira (2), exerceu cargo comissionado no gabinete do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) e, simultaneamente, a função de superintendente da Hermasa Navegação da Amazônia S/A, entre 1995 e 2002, causando um prejuízo de R$ 428 mil ao Senado. O senador disse ter provas dessa irregularidade em "um quilo" de documentos.

- O DNIT é uma fonte de corrupção. Não podemos mais olhar os relatórios do TCU e ficar sem tomar providências. Não se pode aturar tanta irregularidade no DNIT - disse, ao afirmar que vai nomear todos os senadores que assinaram o requerimento para instaurar a CPI, bem como os que não a apoiaram.

Amazônia

Em seu pronunciamento, Mário Couto disse ainda que, em atendimento a questionamentos da sociedade civil, vai propor audiência pública com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para debater a lei de gestão de florestas públicas (Lei 11.284/06). O senador quer discutir o que ele chamou de "leilão da Floresta Amazônica".

Mário Couto explicou que poderão ser leiloados entre um e dois milhões de hectares de floresta e disse estar preocupado com o fato de mesmo multinacionais estrangeiras poderem participar de tais leilões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: