Arthur Virgílio: Senado precisa se modernizar

Da Redação | 12/09/2007, 13h42

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou em discurso no Plenário nesta quarta-feira (12) - antes que a sessão fosse fechada para deliberação sobre processo por quebra de decoro parlamentar - que o Senado precisa se modernizar em certos procedimentos. Arthur Virgílio defendeu que, daqui para a frente, as sessões e os votos sejam abertos e afirmou que o PSDB está apresentando um projeto de resolução para propor sessões abertas na votação de quebra de decoro parlamentar e uma proposta de emenda à Constituição (PEC) no mesmo sentido.

Para Arthur Virgílio, o impasse que surgiu com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a entrada de 13 deputados federais na sessão secreta comprova que o Senado precisa se atualizar e que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentarprecisa ter seu próprio regimento interno, como na Câmara dos Deputados. O regimento do Conselho de Ética da outra Casa determina o voto aberto nas deliberações sobre quebra de decoro parlamentar.

- No Senado, de certa forma, nós funcionamos como uma certa sociedade secreta daquelas universidades americanas, com todas as razões para nós entendermos que este não é o processo mais democrático - disse.

O senador acredita que toda crise "pode trazer luz" e disse esperar que esse seja o efeito no Senado: que a crise envolvendo o presidente Renan Calheiros traga modernização ao processo legislativo da Casa.

- O PSDB, portanto, aqui registra o seu absoluto comprometimento com a idéia de sessões abertas daqui para a frente, inclusive com o voto aberto quando se tratar de cassação de mandato - defendeu.

Arthur Virgílio destacou não acreditar que um senador vote deum jeito em sessão aberta e de outro em sessão fechada.
- Não quero acreditar que um senador não tenha a capacidade de enfrentar a opinião pública, se for o caso - e se ele achar que sua convicção lhe manda fazer isso -, e, protegido pelo voto secreto,faça algo contrário à própria opinião pública - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: