Gilvam: Rede Amazônica de Televisão rompeu ciclo de colonialismo
Da Redação | 04/09/2007, 12h11
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) afirmou, em discurso na sessão solene do Congresso Nacional, nesta terça-feira (4), em homenagem aos 35 anos de funcionamento da Rede Amazônica de Televisão, que o grupo de comunicação rompeu o ciclo de colonialismo que sempre marcou a relação dos outros com o povo da região. O parlamentar acrescentou que antes da "ocupação eletrônica" da região por essa rede de TV os habitantes locais viviam separados do resto do Brasil.
- É dever de justiça registrar que a Rede Amazônica abraçou o compromisso de integrar as pequenas comunidades das mais longínquas e isoladas barrancas ao imenso território brasileiro, levando cidadania e trazendo informações - destacou.
Gilvam Borges disse, ainda, que mesmo depois de vencer esse compromisso de integrar a Amazônia, a rede continuou lutando pelos interesses da região e divulgando os valores locais, enquanto ia incorporando inovações tecnológicas. Entre esses avanços, citou o início das transmissões via satélite e a mudança de afiliação, nos anos de 1980.
- A partir de 1983, as emissoras da Rede Amazônica nas cidades de Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista e Macapá passaram a ser afiliadas da Rede Globo, e em 1986 , a Rede Amazônica, de Manaus, também se filou à Rede Globo - lembrou Gilvam Borges.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: