Senado assina protocolo de cooperação com Instituto Brasiliense de Direito Público

Da Redação | 21/08/2007, 13h59

O 1º secretário do Senado, Efraim Morais, assinou nesta terça-feira (21) protocolo de cooperação entre o Senado - por meio de sua área educacional, constituída pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) e o Programa Interlegis - e o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). A parceria tem a finalidade de estabelecer a cooperação técnico-científica e intercâmbios de conhecimentos que visem à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica de servidores federais.

Efraim ressaltou que os programas de qualificação profissional oferecidos pelo Senado não se destinam exclusivamente aos funcionários da Casa. A parceria, explicou, pretende atingir servidores de importantes órgãos da administração pública federal, como, por exemplo, ministérios, o Tribunal de Contas da União e o Supremo Tribunal Federal. O 1º secretário lembrou que o Senado já está realizando uma reciclagem educativa em todo o Legislativo brasileiro por meio do Programa Interlegis, conjuntamente com o ILB e a Unilegis, ao oferecer cursos de atualização a todas as assembléias legislativas e câmaras municipais do país.

Na opinião de Efraim, brasileiros serão beneficiados com o aprimoramento profissional dos servidores, uma vez que esse aperfeiçoamento se refletirá no oferecimento mais competente de serviços às pessoas.

- A nossa preocupação é investir no cidadão para poder oferecer melhores condições ao público. O investimento no servidor vai torná-lo mais competente para oferecer o melhor trabalho para o público, povo e cidadão - observou Efraim.

O presidente do IDP, Inocêncio Mártires Coelho, salientou que o convênio poderá contribuir para vitalizar o Senado, num momento em que, em sua opinião, as instituições estão submetidas a um "teste de resistência". Ele ressaltou ainda que, numa sociedade competitiva, o conhecimento é importante e, em sua opinião, pode ser uma forma de poder.

- Quando se dá conhecimento ao cidadão, ele é emancipado. Nosso propósito é emancipatório, antes de mais nada - disse o presidente do IDP.

Inocêncio explicou ainda que o instituto oferece cursos de especialização e pós-graduação em Direito Público e, pelo convênio, outros cursos - como Processo Legislativo, Técnica Legislativa e Lobby no âmbito do Legislativo - também poderão ser ministrados.

Assinaram também o protocolo de cooperação o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia; a diretora-executiva do ILB, Denise Ramos Zoghbi; e a vice-reitora acadêmica da Unilegis, Vânia Maione. Estiveram presentes à solenidade o consultor-geral legislativo do Senado, Bruno Dantas Nascimento, e o diretor da subsecretaria administrativa do ILB, Luciano Badini, entre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: