Alvaro Dias quer PSDB contra a prorrogação da CPMF
Da Redação | 16/08/2007, 17h25
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) prometeu sensibilizar a bancada do seu partido no Senado para fechar questão contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) - defendida em proposta enviada pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional - em reunião marcada para a próxima terça-feira (21). Na sua opinião, a CPMF é onerosa e gera injustiça fiscal.
- Sou favorável ao fim da CPMF. O que nós precisamos é de uma reforma tributária que coloque o país no eixo do desenvolvimento com distribuição de renda e justiça social - declarou.
Segundo informou, a CPMF rendeu aos cofres públicos uma arrecadação superior a R$ 36 bilhões em 2006, o correspondente a 1,38% do Produto Interno Bruto (PIB). Para 2007, a expectativa é de que essa cifra alcance R$ 39 bilhões. Apesar da arrecadação crescente, Alvaro Dias afirmou não ter havido melhoria expressiva na saúde pública brasileira, esperada pelo fato de 0,20% dos 0,38% cobrados das operações financeiras via CPMF se destinar ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Alvaro Dias observou ainda que a CPMF, instituída como tributo provisório em 1996, já vem se perenizando por quatro renovações propostas pelo Poder Executivo, a última ocorrida em 2003. A vigência da CPMF termina em dezembro deste ano, mas novo projeto de prorrogação já está sendo analisado pelo Congresso.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: