Heráclito Fortes critica campanha do Banco do Brasil

Da Redação | 15/08/2007, 19h29

Em pronunciamento nesta quarta-feira(14), em Plenário, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) anunciou que pretende solicitar ao Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) a suspensão da campanha publicitária do Banco do Brasil, que tem como mote o lema Decida pelo 3, por entender que a peça, que teria custado R$ 10 milhões, contém mensagem subliminar de apoio a um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o banco, conforme explicaram senadores governistas, a campanha procura convocar a população a praticar três ações diárias pela conservação do meio ambiente.

- A campanha tem um objetivo duplo. E por que não quatro? E por que não cinco? E por que não seis ações? - perguntou Heráclito Fortes, exibindo da tribuna uma camiseta azul que compõe o kit da campanha, na qual se vê estampado o número 3 sem o logotipo do banco ou qualquer identificação do órgão responsável pela confecção do material.

Na avaliação de Heráclito Fortes, a campanha "rasga" a Constituição pois, em sua avaliação, começa a ser especulada no país a tentativa de um golpe para induzir a população a pensar em um terceiro mandato para Lula.

- A campanha ou é subliminar ou é de uma imbecilidade e falta de objetividade para um banco com o porte do Banco do Brasil que os autores merecem ser punidos - avaliou o senador pelo DEM do Piauí.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) manifestou apoio aos argumentos de Heráclito. Em sua avaliação, a campanha é autoritária e foi realizada com dinheiro público. Já os senadores Sibá Machado (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP) garantiram a Heráclito Fortes que um terceiro mandato não é cogitado pelo presidente Lula.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: