Parlamento do Mercosul discutirá composição de comissões permanentes
Da Redação | 14/08/2007, 19h07
A composição das comissões permanentes do Parlamento do Mercosul será um dos temas da quinta sessão ordinária do órgão, a ser realizada nos dias 3 e 4 de setembro, em Montevidéu. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14) pelo vice-presidente brasileiro do parlamento, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que participou, um dia antes, de reunião da Comissão Diretora do organismo.
O novo parlamento contará com dez comissões. Cada um dos quatro atuais sócios do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - deverá contar com duas comissões de forma permanente. As outras comissões, que caberiam à Venezuela, sócio em processo de adesão, ficariam provisoriamente com dois outros países. Dois outros temas deverão ser discutidos na sessão, de acordo com o deputado: as migrações e a situação das pequenas e médias empresas no Mercosul.
Segundo Rosinha, a comissão discutiu ainda a situação de dois convênios que estão sendo negociados pelo Parlamento do Mercosul. O primeiro deles, com a União Européia, destina-se ao treinamento de pessoal para o novo parlamento. Como não foi colocado ainda em prática, informou, estão sendo renegociados os prazos previstos no documento. O segundo convênio será com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e se destinará a estabelecer uma política de comunicação para o parlamento. Rosinha informou que as negociações nesse sentido estão "avançadas".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: