Renan elogia ritmo de trabalho da Casa

Da Redação | 17/07/2007, 19h17

O presidente Renan Calheiros fez, nesta terça-feira (17), pronunciamento tendo como foco, principalmente, a produção legislativa da Casa no primeiro semestre. Renan iniciou sua fala enfatizando o respeito que tem ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e rechaçou qualquer avaliação de que seu comportamento diante do processo a que responde no Conselho seja resultado de arrogância ou presunção.

Renan responde ao processo por supostamente ter se envolvido com uma empreiteira, que estaria pagando a pensão alimentícia a que tem direito sua filha com a jornalista Mônica Veloso, segundo denúncia da revista Veja.

- Quem me conhece sabe que busco o diálogo - frisou, a propósito, ressaltando seu respeito às manifestações da oposição durante a discussão do processo no Conselho de Ética, e seu apreço à liberdade de imprensa.

O senador lembrou que, independentemente do fato, o Senado votou, em 2007, "mesmo num período de turbulência, em 57 sessões deliberativas, quase 600 matérias, tendo aprovado 523".

- Uma média maior de que a de 2005 - frisou, ressaltando que "graças à maturidade e responsabilidade dos senadores", as acusações que sofreu "não interromperam o formidável ritmo de trabalho que o Senado vem mantendo ao longo dos últimos dois anos".

Renan Calheiros reafirmou ainda permanecer à frente dos trabalhos da Casa, "apoiado tanto na legitimidade dos votos" que o reconduziram à presidência, "quanto na certeza de que a licença [da presidência do Senado] significaria compactuar com quem busca condenar sem provas".

Ele avaliou que o Senado vive hoje um momento de equilíbrio entre as forças políticas representadas na Casa, sustentando que "isso revela a força da democracia". Na opinião do presidente do Senado, "o momento exige diálogo permanente para que os impasses nacionais sejam superados" e que se possa "construir um país com bem-estar, emprego e renda".

Ao destacar matérias aprovadas na Casa no semestre, entre elas as que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o pacote antiviolência, Renan Calheiros lembrou, ainda, que na área de educação foi aprovado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: