Conselho finaliza relação de documentos necessários à conclusão da perícia

Da Redação | 10/07/2007, 21h39

Após reunião realizada na noite desta terça-feira (10), o presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), e os três relatores do processo por quebra de decoro parlamentar contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) - Renato Casagrande (PSB-ES), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Almeida Lima (PMDB-SE) - apresentaram à imprensa a relação de todos os documentos necessários para que a Polícia Federal possa concluir a análise dos documentos inicialmente encaminhados ao conselho pelo senador Renan em sua defesa.

A lista foi elaborada a partir de reunião com agentes da PF, realizada na noite desta segunda-feira (9). Para a finalização do processo, o presidente do Senado deverá apresentar livros-caixa de suas propriedades rurais, talonários de origem de notas fiscais, ficha cadastral do rebanho dos anos de 2003 a 2006 (por propriedade), Guias de Transporte Animal (GTAs) referentes às vendas de gado ocorridas no período, recibo da nota fiscal com atesto de recebimento pelo comprador e notas fiscais de eventuais compras de gado que tenham ocorrido no período.

Também serão solicitados documentos à Secretaria de Agricultura e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas, à Delegacia Regional do Ministério da Agricultura e à Secretaria da Fazenda de Alagoas. Os compradores das reses do senador Renan também serão instados a fornecer documentos que comprovem as aquisições.

O presidente do conselho, senador Leomar Quintanilha, informou que a relação dos quesitos que deverão orientar a perícia será concluída em reunião na tarde desta quarta-feira (10). O colegiado solicitou ao representado, senador Renan Calheiros, e ao PSOL, autor da representação, que sugerissem perguntas a serem respondidas no aprofundamento das investigações pela PF. O senador Renan encaminhou suas sugestões na segunda, ao passo que os quesitos do PSOL foram entregues na terça.

Finalizada a relação, será encaminhada à Mesa do Senado uma solicitação para que seja requerida oficialmente junto à Polícia Federal a conclusão da perícia.

- Estamos formatando a proposta que encaminharemos, procurando ser prudentes para encaminhar um documento consistente. Acredito que depois de amanhã [quinta-feira] este documento estará à disposição da Mesa - disse Quintanilha.

O parlamentar informou ainda que as petições encaminhadas pelos advogados do senador Renan Calheiros, que questionam procedimentos do conselho, estão sendo analisadas. Ele disse acreditar que terá uma posição a respeito do assunto na quarta-feira (11).

Quintanilha também confirmou que se manifestará até o meio-dia da quarta-feira sobre o aditamento apresentado pelo PSOL para incluir na representação contra o senador Renan Calheiros as investigações sobre a denúncia de que o presidente do Senado teria atuado para beneficiar a cervejaria Schincariol, em Alagoas, após a empresa ter adquirido uma fábrica de seu irmão, deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: