Arruda comemora aprovação de projeto das ZPEs

Da Redação | 27/06/2007, 22h40

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) afirmou nesta quarta-feira (27) que o projeto que estabelece como serão cobrados os impostos das indústrias instaladas nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), aprovado nesta data em Plenário, vai abrir um caminho distinto para o desenvolvimento do país. As ZPEs abrigam empresas beneficiadas com isenção de impostos, sob a condição de que destinem a maior parte da produção ao mercado externo.

- Elas (ZPEs) são fruto de uma luta histórica do senador José Sarney [PMDB-AP], abraçada nesta Casa pelo senador Tasso Jereissati [PSDB-CE], que foi seu relator, que soube conduzir um acordo político que permitisse, não só a sua aprovação unânime na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas a sua aprovação unânime aqui no Plenário - disse.

Arruda também destacou a participação de Cláudio Ferreira Lima na aprovação do projeto das ZPEs. Funcionário do Banco do Nordeste, Lima foi secretário de Planejamento na primeira vez em que Tasso Jereissati governou o Ceará.

Mesmo saudando o projeto, o senador pelo PCdoB disse que a proposta pode ser prejudicada pela "farra cambial brasileira".

- Temos que encontrar um mecanismo para poder viabilizar não só as exportações do que já temos, mas do que vamos produzir nas Zonas de Processamento de Exportação - afirmou Inácio Arruda.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: