Relator apresentará segundo relatório parcial

Da Redação | 19/06/2007, 11h45

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), deverá apresentar nesta quinta-feira (21) o segundo relatório parcial da comissão. O documento trará uma análise das condições de segurança de vôo no Brasil. A reunião provavelmente acontecerá às 11h, mas ohorário ainda não foi confirmado.

Demóstenes apresentou no último dia 6 o primeiro relatório parcial da CPI. O texto tratou especificamente do acidente entre o Boeing da Gol e o jatinho Legacy da American ExcelAir, ocorrido em 29 de setembro de 2006. O texto de Demóstenes indicou como principais responsáveis pela tragédia controladores de vôo e os dois pilotos norte-americanos do jatinho.

Um terceiro e último relatório parcial a ser apresentado pelo relator, ainda sem data prevista, deverá tratar das denúncias de irregularidades na Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). A previsão é que a CPI encerre seus trabalhos em novembro.

Telecomunicações

Nesta quarta-feira (20), às 9h, a CPI vai realizar audiências públicas para analisar o sistema de telecomunicações que é utilizado para o controle de vôo nacional e também para verificar a atuação da Infraero.

Deverão ser ouvidos, em uma primeira parte da reunião, marcada para as 9h, o presidente da Embratel, Carlos Henrique Moreira, e o diretor-presidente da empresa de telecomunicações via satélite Star One, Gustavo Soares Silbert.

Na segunda parte da reunião, prevista para ter início às 11h, será a vez de os senadores argüirem o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea), major-brigadeiro-do-ar Ramon Borges Cardoso, e a empresária Silvia Pfeiffer, que denunciou à Polícia Federal um suposto esquema de corrupção na Infraero. A reunião acontecerá na sala 2 da Ala Nilo Coelho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: