Sibá comemora o 5º Congresso do MST
Da Redação | 14/06/2007, 14h28
O senador Sibá Machado (PT-AC) comemorou, em discurso no Plenário nesta quinta-feira (14), o 5º Congresso do Movimento dos Sem Terra (MST) que se realiza em Brasília. Sibá disse que a história da resistência dos povos indígenas e dos escravos negros contra o domínio dos colonizadores europeus se reflete hoje na luta do MST.
O senador disse que as elites brasileiras se formaram na propriedade das terras tomadas dos índios e na exploração do trabalho escravo. Isso, segundo ele, ainda se reflete hoje nas instituições como o Judiciário e o Legislativo, onde as classes originárias de famílias de proprietários de terra predominam.
Sibá ressaltou, porém, que a democratização do país e do acesso dos mais pobres às escolas pode mudar a composição social de tais instituições. O senador acrescentou que o MST continua a luta dos quilombos, como o de Palmares, e dos movimentos de povos indígenas do passado como, o dos Sete Povos das Missões.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: