Flexa Ribeiro comemora acordo em torno de projeto que cria as Zonas de Processamento de Exportações

Da Redação | 13/06/2007, 21h01

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) comemorou o acordo entre governo e oposição em torno de projeto de lei do Senado (PLS 146/96) que cria as Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs). A matéria deverá ser votada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na próxima terça-feira (19) e, como parte do acordo, o relator, senador Tasso Jeressaiti (PSDB-CE), deverá apresentar parecer pelo acolhimento do texto aprovado pela Câmara.

Segundo explicou ainda Flexa Ribeiro, as alterações propostas pelo Senado deverão compor uma medida provisória, a ser editada pelo governo paralelamente à sanção do projeto. O parlamentar apontou como benefício da iniciativa, no Pará, a possibilidade de agregar valor aos minérios exportados pelo estado, o que deverá contribuir também para gerar mais empregos.

- Esse acordo vai permitir tornar realidade o que o senador Sarney pretendia ver implantado no país desde a época em que era presidente da República - assinalou.

Em aparte, o senador Mário Couto (PSDB-PA) destacou como mérito do projeto a geração de empregos. Em seguida, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) citou a China e os Estados Unidos como exemplos de países bem sucedidos na implantação dessas zonas de processamento de exportação. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) também se disse a favor da iniciativa, mas ponderou que ela deve se restringir a uma área econômica específica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: