Renan receberá presidente da Letônia
Da Redação | 11/06/2007, 11h09
O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebe, às 15h desta quarta-feira (13), a presidente da Letônia, Vaira Vike-Freiberga, que realiza sua primeira visita oficial ao Brasil, participando das comemorações do primeiro centenário da imigração letã na América do Sul. É a primeira visita de um presidente letão ao Brasil para encontrar conterrâneos e descendentes dos que se radicaram no país.
A maior colônia letã no continente fica em Nova Odessa (SP), onde Vaira Vike-Freiberga participou, neste domingo (10), de vários eventos, entre eles uma cerimônia religiosa na 1ª Igreja Batista da Fazenda Velha, local que recebeu a primeira leva de imigrantes oriundos da Letônia para São Paulo.
Em Nova Odessa, Vaira Vike-Freiberga também participou da assinatura, pelos prefeitos de Nova Odessa, Manoel Samartin, e do município letão Jelgava, Andris Ravins, de um Protocolo de Intenções de Cidades-Irmãs, que prevê o intercâmbio de informações e a troca de experiências entre as duas cidades com o objetivo de buscar o crescimento desses municípios e de suas relações bilaterais.
As relações diplomáticas entre o Brasil e a Letônia foram estabelecidas em 1992. Um ano antes, o Brasil reconheceu a restauração da independência da República da Letônia, ocorrida em 1991. Estima-se que mais de três mil letões, provenientes da Letônia e das comunidades letãs na Rússia, emigraram, com destino ao Brasil, nos primeiros anos do século XX, buscando melhores condições socioeconômicas e liberdade de culto. Os brasileiros de origem letã somam hoje cerca de 20 mil pessoas.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as exportações brasileiras para a Letônia priorizam café solúvel, suco de laranja, fumo, castanha de caju e carne bovina. As importações concentram-se em óleo diesel, cloreto de potássio, algodão não-cardado e artefatos de madeira.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: