Marco Maciel registra debate de Democratas e partido espanhol sobre populismo na AL
Da Redação | 04/06/2007, 16h59
O senador Marco Maciel (DEM-PE) registrou a realização da conferência partidária internacional Democracia e Populismo na América Latina, realizada em São Paulo, na sexta-feira (1), e ressaltou a importância do evento para a política brasileira. Participaram da conferência o ex-primeiro-ministro da Espanha e atual presidente do Partido Popular Espanhol (PPE), José Maria Aznar, cujo partido promoveu a reunião em parceria com o Democratas.
Aznar falou no evento sobre a plataforma do PPE,"partido que se caracteriza como reformista de centro e defende a prioridade na busca da dignidade do ser humano, do fortalecimento da democracia, do estado de direito e da integração européia", conforme frisou Maciel. O político espanhol alertou ainda para o populismo decorrente da manipulação da opinião pública e suas conseqüências negativas para a América Latina.
- José Maria Aznar enfatizou, em rápida síntese, a necessidade de se reforçar a democracia, consolidar as instituições e executar políticas públicas e privadas para o desenvolvimento - disse Marco Maciel.
Aznar preconizou também, acrescentou o senador, que todos os partidos de centro das nações ibero-americanas se unam na difusão de princípios fundamentais da democracia.
Maciel também destacou discurso do ex-presidente do PFL, Jorge Bornhausen, que atacou o populismo, classificando-o como "o grande predador atual" da democracia brasileira.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: