Renato Casagrande propõe dinamização do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Da Redação | 30/05/2007, 13h47

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) propôs a dinamização do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde têm assento os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia. A proposta foi apresentada ao discursar na sessão comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada nesta quarta-feira (30), no Plenário do Senado.

- Os alertas da comunidade científica sobre as conseqüências do aquecimento mundial já mudaram o interesse das pessoas, mas não ainda seu comportamento. Tenho visto muita preocupação e pouca ação, mas já estamos vivendo um momento diferente, no mundo e no Brasil - disse.

O parlamentar sugeriu, então, que o Executivo aumente as dotações orçamentárias e que o Legislativo agilize a estrutura legal das iniciativas que preservam a natureza.

Como exemplo dessa nova mentalidade, Renato Casagrande citou a criação da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas no Brasil. Instalado no Congresso Nacional, esse colegiado está elaborando um relatório sobre projetos de lei para a defesa do meio ambiente que devem ter sua votação priorizada, entre eles uma proposta criando um fundo de compensação para estados e municípios que defendam as florestas e outros recursos naturais.

O senador comentou que a questão do aquecimento global não pode ser tratada como uma febre, que se combate com um analgésico. Entre as preocupações permanentes nessa área, citou a necessidade de manutenção do mesmo percentual de fontes renováveis de energia - hidráulica, eólica, solar e outras - na matriz energética brasileira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: