Casagrande lamenta que país sofra com corrupção nos três poderes

Da Redação | 30/05/2007, 17h14

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), em discurso no Plenário nesta quarta-feira (30), lamentou que, mesmo com boas notícias na macroeconomia, o Brasil esteja sofrendo com tantos escândalos de corrupção envolvendo os três poderes, em especial o Judiciário.

- Nossa democracia está sendo posta à prova quando dirigentes de postos chaves rompem com os princípios republicanos, afrontam a ética, o respeito e o prezar pela coisa pública - analisou

Ele pediu que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) envie ao Congresso uma proposta de punição efetiva aos magistrados infratores, que substitua o que chamou de "benefício do pijama", ou seja, o benefício da aposentadoria compulsória.

Também ressaltou a necessidade de criação de um órgão de fiscalização dos Tribunais de Contas da União, dos estados e dos municípios, e informou ter apresentado nesse sentido a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/07, em março passado. Pela PEC, cria-se o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e do Ministério Público junto aos Tribunais de Contas.

O parlamentar lamentou que a sociedade despreze cada dia mais a política e os políticos e que a impressão de que "cadeia é só para os pobres" esteja cada dia mais arraigada na sociedade. Pediu mais uma vez modificações na elaboração e execução do orçamento da União, e frisou que, por ano, a corrupção gera perdas anuais de produtividade da ordem de US$ 3,5 bilhões. As informações são de um estudo coordenado por Marcos Fernandes, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

- Por isso, é imperativo que façamos uma discussão conclusiva sobre a necessidade de mudanças na política orçamentária - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: