Paim apela pela reestruturação financeira da empresa Kleper Weber

Da Redação | 21/05/2007, 17h13

O senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou, em pronunciamento nesta segunda-feira (21), a importância da elaboração de um plano de recuperação da Kleper Weber Industrial, empresa tradicional de grande porte da indústria gaúcha, que trabalha atualmente com tecnologia de armazenagem de grãos e tem sede em Panambi (RS). A empresa enfrentadificuldades financeiras, decorrentes, principalmente, do declínio do agronegócio, explicou Paim. Elelembrou que só em 2006 a Kleper Weber teve um prejuízo de R$ 250 milhões.

Segundo Paim, devido às dívidas que tem, a empresa corre o risco de tornar-se insolvente em relação a seus maiores credores - bancos Santander, Bradesco, Unibanco, Itaú e Grupo Votorantim - e fechar suas portas. Para o parlamentar pelo Rio Grande do Sul, a insolvência da Kleper Weber trará ainda sérios prejuízos econômicos para região de Panambi, uma vez que 50% dos moradores dependem dos empregos formais ou informais gerados pela empresa.

Em virtude desse fato, informou o senador, foi marcada audiência com a participação dele e de representantes do Bradesco e da Votorantim para analisar um plano.

- O objetivo é que possamos, juntos com o Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizar aquela indústria tão importante para a região - frisou.

Na avaliação de Paim, a recuperação daKleper Weber e de empresas de importância similar tornou-se, no país, um debate de responsabilidade social. Ele finalizou acrescentando que o controle acionário da Kleper Weber pertence a fundos previdenciárioscomo o Previ (Banco do Brasil), Instituto Aerus (Varig), e Serpros (Serpro), desde 1996.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: