Renan recebe presidente do Senegal
Da Redação | 16/05/2007, 09h35
O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebe, às 15h desta quarta-feira (16), o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, que se encontra no Brasil retribuindo a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a seu país em 2005. Na política de fortalecimento das relações brasileiras com o continente africano, Brasil e Senegal têm vários projetos de cooperação, inclusive em bioenergia, agricultura, pecuária e capacitação cientifica e tecnológica.
A comitiva de Wade inclui os ministros senegaleses da Cultura e do Patrimônio Histórico; da Agricultura e Segurança Alimentar; das Energias Renováveis; da Pecuária; e da Pesquisa Científica. Enquanto o presidente senegalês estiver reunido com Lula e visitando os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo TribunalFederal, seus ministros manterão encontros com ministros de Estado brasileiros das mesmas áreas, com vistas à ampliação dessa cooperação.
Com o mesmo foco no estreitamento de relações, nesta quinta-feira (17) o presidente senegalês visitará Fortaleza (CE), onde conhecerá uma usina de produção de biocombustíveis. O intercâmbio comercial entre Brasil e Senegal gira em torno de US$ 74 milhões, com saldo favorável ao Brasil, que já é o quinto maior exportador para o Senegal. Nossos principais produtos de exportação em 2006 foram arroz e açúcar. Quase a totalidade das importações provenientes do Senegal é de goma-arábica.
Durante a visita de Abdoulaye Wade ao Brasil, os seguintes documentos serão assinados: Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e Senegal para implementação dos projetos "Apoio ao Combate ao Gafanhoto no Senegal" e "Apoio ao Desenvolvimento da Horticultura no Senegal"; Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Técnica para implementação do projeto "Formação de Recursos Humanos e Transferência de Tecnologia para Apoio ao Programa Nacional de Biocombustíveis no Senegal"; Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do projeto "Capacitação Técnica em Sistemas de Produção de Pecuária de Corte e de Leite no Senegal"; e Acordo sobre Serviços Aéreos entre o Brasil e o Senegal.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: