Mão Santa diz que Lula não aceita a divisão de poder
Da Redação | 15/05/2007, 15h48
O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou nesta terça-feira (15), em Plenário, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não teve ainda concepção do que é democracia". "A democracia não é só falar ao povo, não é só ganhar as eleições, mas é justamente aceitar a divisão de poder", disse o senador pelo PMDB do Piauí, ao criticar a edição de medidas provisórias e a letargia do Legislativo diante de ações do Executivo.
- O Lula acabou com esse poder. Isso aqui é uma farsa. Não se fazem leis. Vêm umas medidas provisórias que são feitas pelo Poder Executivo. Essa é a verdade. O Congresso era para fazer leis boas, mas fica discutindo se é bonita, se é feia, não sei o quê. É uma confusão doida. O Congresso não é para isso. É tanta medida provisória que se chegou ao ridículo. Vem uma aí para suplementar o Orçamento. Em maio? Isso é o retrato da nossa fraqueza, da nossa debilidade - disse.
Em seu discurso, Mão Santa frisou que a edição de medidas provisórias de complementação ao Orçamento altera as atribuições do Legislativo e reforça a descrença popular que atinge as duas Casas do Congresso.
- Isso é um deboche. Para que isso funciona? Para que a Comissão de Orçamento? Quanto gasto, quanta gente! Isso é ridículo! Essa é a nossa realidade. Nós estamos desfigurados. Outro dia, o senador Pedro Simon apresentou uma pesquisa: só pouco mais de 1% [da população] acredita no Congresso. Aumentamos nosso salário, mas perdemos a nossa vergonha, a nossa dignidade e a nossa função, que é fazer leis boas e justas - afirmou.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: