Expedito diz que Rondon é um modelo de brasilidade

Da Redação | 03/05/2007, 16h45

 Lembrando que a maior homenagem prestada pelo Brasil ao Marechal Rondon foi dar o nome de Rondônia ao então Território do Guaporé, o senador Expedito Júnior (PR-RO) disse que o exemplo de integração e harmonia entre culturas construído pelo humanista desbravador, é "modelo imperecível de construção da brasilidade".

- Descendente de índios, nele tudo se somou, nada se perdeu: pelo lado paterno recebeu sangue de portugueses, espanhóis e índios Guaná; pelo lado materno, sangue de índios Terena e Bororo. Talvez essa singular miscigenação tenha influenciado para que ele trilhasse caminhos que o fizeram se tornar um dos mais importantes pacificadores de tribos indígenas do interior do Brasil e a construir as primeiras pontes com os índios - observou.

Expedito lembrou que, após rápida e brilhante carreira no Exército, Rondon não hesitou em aceitar a árdua missão de construir linhas telegráficas no interior do Brasil, passando então a comandar uma tropa na abertura de picadas, derrubada de árvores, instalação de postes e instalação de fios, atravessando o estado de Goiás até o Mato Grosso. Foi nessa incursão que Rondon criou a sua máxima: "Morrer, se for preciso; matar nunca!".

- Dezenas de oficiais e mais de centena e meia de soldados e trabalhadores civis foram mortos porque desistiram de matar. Neles, a força de uma idéia suplantou o instinto de conservação. O humanismo, levado a sério, tem altos custos. Toda vez que era cercado e atacado, Rondon deixava presentes numa clareira e tratava de recuar com a sua tropa. Era um sinal evidente de que desejava a paz, repetindo o gesto até que os índios se dispusessem à conversa - assinalou.

Nesta quarta (2), o senador apresentou projeto de lei (PLS 218/2007) para incluir o nome do marechal Rondon no Livro dos Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: