Maciel destaca importância dos livros

Da Redação | 23/04/2007, 15h38

 Ao destacar o Dia Mundial do Livro, celebrado nesta segunda-feira (23), o senador Marco Maciel (DEM-PE) defendeu em Plenário a ampliação do número de bibliotecas públicas no Brasil, "as quais são indispensáveis para que haja o leitor e, por sua vez, para que brote um número cada vez maior de escritores, cientistas, tecnólogos e pesquisadores".

- Infelizmente, ainda é pequena a quantidade de bibliotecas, sobretudo nas regiões mais pobres do Brasil - declarou ele, referindo-se às regiões Norte e Nordeste e, mais especificamente, aos municípios mais distantes das capitais estaduais.

O parlamentar ressaltou que, de acordo com pesquisa recente, o brasileiro lê em média 1,8 livro por ano, enquanto na França esse índice é de 7 e, na Colômbia, de 2,4. Apesar de reconhecer que há "um percentual expressivo de analfabetos em nosso país", ele afirmou que o hábito da leitura do brasileiro cresce significativamente.

Maciel argumentou ainda que a publicação de livros está vinculada ao fortalecimento da democracia, especialmente no que se refere à liberdade de expressão.

- Além disso, o livro contribui para a "vertebração" da identidade nacional - frisou ele.

O Dia Mundial do Livro é celebrado todo dia 23 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: